As Chuvas e a Pesca


As chuvas e a Pesca




Neste dias em que as chuvas estão sendo abundantes em nosso litoral. Você tem seu dia a dia cheio de contratempos que o leva a perguntar: Por que chove tanto de uma vez só?

Mas se você como pescador sabe que estas chuvas enchem até de mais todas as lagoas e mini lagoas ao longo do litoral. E que num momento certamente elas vão transbordar.

Como o nível do mar é sempre mais baixo, a água tende a seguir em sua direção através das barras e córregos que ligam essas lagoas ao oceano. Esses rios às vezes caudalosos trazem consigo matérias orgânicas, algas, pequenos crustáceos, camarões e muitos peixinhos que se aventuram a conhecer o mar tal quais aquelas tartaruguinhas que vemos em filmes em direção ao mar.

Lamentavelmente, nos loteamentos e povoados que foram surgindo, muitas saídas de lagoas foram fechadas. Às vezes até muitas lagoas foram soterradas pela mão de loteadores em busca de maior espaço para novos terrenos.

No caso especifico de Cidreira uma lagoa que existia atrás da Rua Osvaldo Aranha, nas proximidades onde hoje é uma caixa d’água da Corsan, o nome da lagoa não me lembro (se alguém souber me ajude). Dela resta apenas um pequeno córrego que insiste a desaguar , cuja saída é próxima ao chamado Parque V.

Já a Lagoa de Cidreira entre outras, tinha uma barra que desembocava ao mar junto ao Farol. Se você pegar as suas crianças e visitar a praça do farol vão ainda ver vestígios deste braço que hoje é tipo de um laguinho próximo a saída da Rua Elis Regina ao mar.
Sem falar em outros córregos que hoje são saídas de esgotos clandestinos, por exemplo, aquele que corre ao lado do ginásio de esportes..

Mesmo no centro temos a Rua do Arroio em homenagem ao arroio que foi “canalizado”. E, que quando chove transborda todo centro de Cidreira.

Todas essas obras diminuíram a piscosidade em nome de um aproveitamento do solo feito numa época em que não havia conhecimento da preservação.

Mas. Ainda temos muitas saídas não poluídas abaixo de Quintão. E aqui em Cidreira entre Salinas e Jardim do Edem.

Imagine você o que uma lagoa do Peixe, por exemplo, com suas riquezas de vida aquática fornece ao oceano em termos de povoação e alimentos marinhos.

Com o contato destes materiais ao mar a cadeia alimentar se expande e a peixarada chega à costa faminta. Assim mais nutrientes, mais peixes  na costa e  maior a possibilidade de pescarmos mais.

Vendas de Passaportes Plataforma de Cidreira (clique aqui)



Comentários

Postagens mais visitadas