quarta-feira, 13 de junho de 2018

Para Iniciantes Primeiro Valo



A Pesca na Plataforma de Cidreira

Para Iniciantes
Primeiro Valo




A Pesca na Plataforma de Cidreira

A pesca é uma das atividades mais antigas que o homem desenvolveu para obter
alimentos.Ainda hoje,tanto industrialmente ou artesanalmente,a pesca é uma das
principais atividades econômicas do mundo.A Pesca industrial tem por objetivo a obtenção de uma grande captura.É feita através de grandes navios e requer uma infraestrutura portuária adequada para o desembarque e distribuição dos peixes.Já a pesca artesanal utiliza técnicas tradicionais,sem desenvolvimento tecnológico.Normalmente para consumo próprio,embora uma pequena parte da pesca pode ser usada para a comercialização.
Existe também a pesca Amadora A pesca amadora esportiva leva muitos pescadores mundo afora..E a pesca amadora de lazer que é praticada na Plataforma de Pesca de Cidreira,que movimenta o turismo alavanca a economia de Cidreira e atrai muita gente a morar na Cidade .


Pescar é Pesquisar

A  palavra Pesquisa tem muito a ver com  Pesca . O pescador é um eterno pesquisador,sempre procurando um melhor  lugar na Plataforma para jogar os seus anzóis.Quando foi iniciada a Plataforma de Cidreira foi sugerido que se vendesse lugares numerados ,fixos  e exclusivos para a pescaria. Imagine a frustração que teriam os pescadores,hoje, lançando nem sempre onde estão os peixes.

Como achar o melhor lugar para lançar

Quando eu pescava na beira da Praia  nunca me entrava na cabeça localizar os Valos.Depois quando na Plataforma deu para entender melhor.Pois é mais fácil de ver  quando as ondas ,ao chegar no início do valo, “tombam” formando um rio e no fim “transbordam” formando uma espuma.

Ao longo da Plataforma existem dois valos principais.Suas localizações são da praia para o mar alto .Nunca no mesmo lugar,ora mais para cima ora mais para baixo.O primeiro valo fica nas imediações da Ilha do Amor e o primeiro Lava-peixes.O segundo valo começa dos Banheiros e o Bar de cima, em sentido a praia.
Escolhendo o valo para pescar,voce deve pesquisar se vai lançar para o Norte ou para o Sul.Se o vento está de  Nordeste deve lançar contra, ou seja para o Norte. Se o vento está de Sul deve lançar Norte-sul..Com outros ventos ou sem vento voce, deve observar a correnteza e lançar contra a corrente.
Há também a escolha da melhor margem do valo. Na parte mais próxima da praia tem a espuma que é propicia ,por exemplo,para a pesca dos Papas.Na margem mais longe da praia fica o Tombo também chamada de Rebentação.Entre os peixes que podem ser pescados ali estão os Bagres,claro,quando estiverem encostando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário