Onde Lançar suas Iscas na Plataforma de Pesca de Cidreira

É comum entre os pescadores lançar a isca sempre o mais longe possível da praia ou da margem onde a plataforma se inicia. Não podemos dizer que se trata de uma  decisão errada, mas quando o assunto é pesca em plataformas a pratica demonstra que o que devemos fazer é um pouco diferente disso. Aliás, o mais longe aqui pode até afastá-lo do alvo desejado.
A plataforma é projetada para que o  pescador tenha  uma posição privilegiada, o que  nem sempre torna necessário um longo arremesso para se ter sucesso nas capturas. A estrutura aproxima o pescador de pontos distantes, que você não alcançaria sem ela. Ou seja, seu arremesso pode e deve ser curto. A respeito, é  comum que a estrutura esteja construída sobre pelo menos dois canais.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, pessoas andando, céu, oceano, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
Outro detalhe que torna os arremessos longos desnecessários é o acúmulo de organismos vivos que se agregam à estrutura da plataforma, tornando as  colunas  uma ceva natural, transformando este elemento artificial em um ambiente rico para uma alimentação dos peixes.
Use caniços de 1,80 a 3,80m para arremessar por baixo, em direção dos canais ou das colunas onde há uma variedade de alimentos para os peixes se concentrarem.
Procure se orientar ao entrar em uma plataforma como a de Cidreira ou semelhante. Repare onde estão os canais. Uma boa maneira é  ver o lugar onde  as ondas somem e mais à frente voltam a quebrar. Entre esses pontos há um canal mais profundo que concentra mais peixes. Estar num desses pontos é um bom caminho para o sucesso.
Para saber onde ancorar sua isca, observe como a maré corre. Caso não tenha a chance de estar num desses pontos, preste atenção em um local em que, com pouco esforço, é possível manter  sua isca perto das colunas de sustentação. Detalhe: quanto mais próximo dos canais, melhor. Também vale ir para a parte da frente onde, teoricamente, há mais  profundidade.

Comentários

  1. Quando eu comecei a pescar na Plataforma de Cidreira,depois de muito pescar na beira da praia ,onde um lançamento as vezes tem que ser muito longo para atingir um valo ,gostava de me mostrar aos outros pescadores ou a qualquer um que estivesse por perto, fazendo lançamentos o mais longe possível.Isso me dava grande prazer.Porém comecei a perceber que os “novatos” que não tinham tanta habilidade e que lançavam mais perto que eu pescavam muito mais.Eu colocava o caniço sobre um ombro e lançava zunindo em direção ao alto mar.Eles seguravam o caniço de frente como se fosse uma pá de concha ,cavando e largando por cima do corrimão quase debaixo da Plataforma,sempre tirando muito mais peixes que eu .Tive que me render e adotei este estilo e as minhas pescarias aumentaram.

    Então,outro lugar interessante para pesquisar são as adjacências das colunas.Pier significa plataforma em ingles e tambem significa pilar, pois pesca no pier é pescar nos pilares. Os pilares agregam muitos alimentos saborosos a todo o tipo de peixes.Eles são verdadeiros moinhos ,fazendo girar a água em seu redor,formando espuma com bolhas de oxigênio que dão origem ao milagre da vida criando plânctons, que é o alimento de muitos peixes e microorganismos. Iniciando assim a cadeia alimentar.Também os pilares servem como atratores de restos de peixes que se depositam em suas periferias atraindo muitos peixes e crustáceos.Existem muitos habitantes junto às colunas e também na Ilha do Amor.Entre os principais são os Mexilhões,um tipo de Marisco Preto,e várias espécies de Siris e Caranguejos muito apreciados por Borriquetes e Miraguaias

    Muito tempo atrás chamou-me a atenção ao olhar o Boletim do site da Plataforma, que o sr.Henriques,conhecido como o Português antigo dono do Posto Ipiranga, registrava a pesca de muitas Abróteas, ,também conhecidas por bacalhau brasileiro.Este peixe gostoso que adoro cozinhar.Fui então ver como ele conseguia tão bons resultados .Encontrei-o lançando com isca de peixes,mas como elas são vorazes ,atacam qualquer tipo de iscas, junto a uma coluna,lugar favorito das abróteas que gostam de mergulhar à procura de alimentos até o fundo do poço formado junto às colunas..Não sei porque até hoje poucos pescadores usam essa técnica.Pois na época os cardumes famintos encostam praticamente junto a todas colunas.
    Uma pescaria de grande produção, junto às colunas ,é a pesca de Cocorocas,Pijaminhas,Corvininhas etc.Seu tamanho ,quando adultas ,não passa de 20 centímetros .São peixes muito vorazes e a pescaria é bem produtiva.Sua pesca ,na Plataforma de Cidreira, já foi objeto de um trabalho de Daniel Vogt Sant Anna -UFRGS e UERGS
    (https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/40130/000786552.pdf?sequence=1) Aconselho , quando estão saindo, que voce leve suas crianças a pescar ,pois garanto que vão se divertir bastante .

    Abraço,
    Ermud Tramf

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas