Não a Pesca de Arrastão no RS



Você tem observado a quantidade de peixes que  estão sendo pescados na Plataforma de Pesca de Cidreira este ano?
Isso graças a uma lei estadual que proibiu a pesca até 12 milhas da praia .A pesca de arrastão é danosa a pesca costeira,pois destrói o habitat de alimentos diminuindo e destruindo todo o tipo de vida marinha onde passam.

O arrastão é um tipo de pesca que usa uma rede grande para arrastar o fundo do mar. Esta técnica pode ser muito eficaz na captura de peixes, mas também pode ser muito destrutiva para a vida marinha. As redes de arrastão podem enredar e matar golfinhos, lobos marinhos, tartarugas, aves e outros animais marinhos. Elas também podem danificar o fundo do mar, destruindo habitats e ecossistemas.

Nos últimos anos, houve um crescente movimento para banir o arrastão em algumas áreas. Em 2019, a União Europeia baniu o arrastão em águas rasas (até 100 metros de profundidade). Este é um passo importante para proteger a vida marinha e os ecossistemas marinhos.

Há muitas outras maneiras de pescar que são mais sustentáveis do que o arrastão. Essas técnicas, como a pesca artesanal e a pesca de linha, são menos prejudiciais para a vida marinha e o meio ambiente. É importante apoiar esses métodos de pesca e pressionar os governos para que banim o arrastão.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a proteger a vida marinha:

  • Compre peixes capturados de forma sustentável.
  • Apoie restaurantes que usam peixes capturados de forma sustentável.
  • Faça lobby junto aos seus representantes políticos para que apoiem a proibição do arrastão.
  • Doe para organizações que trabalham para proteger a vida marinha.

Todos nós podemos fazer a diferença para proteger a vida marinha. Ao tomarmos decisões conscientes sobre o que comemos e onde apoiamos nosso dinheiro, podemos ajudar a garantir que os oceanos sejam um lugar seguro para os animais marinhos.


Recebi um texto ,cujo autor não foi identificado que diz o seguinte a respeito:

Pessoal, um assunto bem importante, pertinente a pesca de praia, está sendo discutido atualmente nas esferas políticas. O RS proibiu, por força de lei, a pesca de arrasto a menos de 12 milhas da costa. Tal medida foi tão eficaz que já podemos observar o aumento das espécies habitando nossa costa (foi visível as tainhas e outras espécies).

Todos sabemos os danos causados pela pesca de arrasto, nem precisamos entrar nesse mérito. Ocorre que, por muita pressão dos donos de barcos de Santa Catarina, a secretaria de pesca do governo federal está pressionando para o RS revogar a referida lei, para liberar a predatória pesca de arrasto na costa gaúcha.

A pressão é tanta que o secretário de Pesca, que tem a fonte de renda da sua família alicerçada na pesca embarcada, está ameaçando ingressar com medidas judiciais para liberar a pesca de arrasto a menos de 12 milhas da costa.

Acredito que a revogação da lei que protege o meio ambiente, que protege diversas espécies de peixes, seria um retrocesso absurdo e nós, pescadores de praia, costões, etc, seríamos bastante prejudicados. Por isso devemos ser contra a liberação da PESCA DE ARRASTO a menos de 12 milhas da costa..

Comentários

Postagens mais visitadas