Dicas para iscar na Plataforma de Cidreira


Dicas para iscar na Plataforma de Cidreira



Como se associar na Plataforma de Cidreira








3 de Fevereiro de 2020

Bom Dia,

Uma das sobremesas que mais aprecio é a torta de cerejas com creme.



Acho-a a mais deliciosa .Não me canso de saborear cada cereja bem devagar.Acho tão boa que penso que todo mundo gosta.Todavia se for pescar no mar e colocar uma deliciosa cereja no anzol certamente nenhum peixe beliscará.Pois cerejas não fazem parte de seu cardápio. A regra é : Dê aos peixes o que eles querem comer,e não aquilo que você gosta.

15 de Janeiro de 2020
Para alguns é uma terapia, para outros um verdadeiro teste de paciência, mas para algumas pessoas a pesca é uma grande paixão. Se você é um desses apaixonados por pescaria já deve ter enfrentado boas dúvidas sobre quais as melhores iscas para peixes de água salgada.


1 JANEIRO 2020 VIVENDO EM CANAIS QUE SE FORMAM NA COSTA, O PAPA-TERRA VASCULHA O FUNDO ARENOSO DO LOCAL EM BUSCA DE CAMARÕES, TATUÍRAS, CORRUPTOS E MINHOCAS DA PRAIA. OU SEJA, ESSAS SÃO BOAS ISCAS PARA CAPTURAR ESSE PEIXE!



* Outra ação importantíssima, é que você deve se informar com pescadores locais, sobre os tipos de peixes mais comuns que estão sendo pescados na Plataforma de Cidreira. Dessa forma, você já terá uma base sobre qual isca vai utilizar, pois os pescadores locais, são a melhor fonte de informação que você pode ter para uma pesca na Plataforma de Cidreira.

* Além de escolher a isca mais adequada,
você deve ter um grande cuidado

quando for amarrar a isca no anzol. Caso
não a prenda de maneira adequada,
ela pode sair voando na hora do lançamento
ou cair com a movimentação da água.
A maneira adequada de se iscar é fisgando
uma das pontas da isca e ir empurrando
até a ponta do anzol sair na outra extremidade.
Aí, deixe a ponta do anzol exposta,
pronta para ferrar o peixe. Além disto,
você ainda deve usar o Elastofix,
uma espécie de linha elástica,
para amarrar a isca no anzol.


12-2-2020 Quando executado o arremesso é normal que o impacto da isca na água faça com que ela deslize na haste do anzol e prejudique o seu próprio trabalho. Evite esse problema pingando uma pequena gota de super bonder perto do olho do anzol.31-1-2020 Hoje em dia, um grande amigo dos pescadores de praia é o fio elástico. Inicialmente, esse produto, que era utilizado na confecção de roupas (punhos, golas e barras), acabou sendo uma grande descoberta também para a pesca, pois ajuda a prender a isca ao anzol, evitando que ela caia na hora dos arremessos.

* Antes de ir pescar, coloque as iscas em um isopor numa vasilha plástica com gelo e evite a exposição delas ao sol. Os camarões não suportam o degelo e apodrecem fora da temperatura adequada.Por isso, só retire do gelo, a quantidade que vai usar e aos poucos
* Para conservar os corruptos , e deixá-los com a parte vermelha bem durinha e gelatinosa, escorra a água de todos, forre várias folhas de jornal, espalhe uma camada de sal grosso e coloque vários corruptos em fileiras. Depois coloque outra camada de sal grosso e repita o mesmo até que a última camada seja de sal grosso. Depois é só embrulhar, e guardar no congelador. Usando esse método, os corruptos duram por muitos meses no congelador, e vão estar sempre prontos para o uso em suas pescarias .


5- 2- 2020 *Nunca misture as iscas usadas no dia com as que estão na caixa, separe-as em uma caixa plástica menor (tipo tupperware ) que caiba de 10 a 15 iscas. Após a pescaria lave em água corrente. Se possível use uma escova de dente para limpar as partes de metal.

 * Outra ação importantíssima, é que você deve se informar com pescadores locais, sobre os tipos de peixes mais comuns que estão sendo pescados na Plataforma de Cidreira. Dessa forma, você já terá uma base sobre qual isca vai utilizar, pois os pescadores
locais, são a melhor fonte de informação que você pode ter para uma pesca na Plataforma de Cidreira

*Corte as cabeças dos camarões, antes de levar
ao congelador. Assim, você vai manter o cheiro
e a qualidade deles. evitando que fiquem escuros
e menos atrativos para os peixes. Os peixes são atraídos pelo cheiro e não pela visão como muitos pensam.

* Além de escolher a isca mais adequada,
você deve ter um grande cuidado
quando for amarrar a isca no anzol. Caso
não a prenda de maneira adequada,
ela pode sair voando na hora do lançamento
ou cair com a movimentação da água.
A maneira adequada de se iscar é fisgando
uma das pontas da isca e ir empurrando
até a ponta do anzol sair na outra extremidade.
Aí, deixe a ponta do anzol exposta,
pronta para ferrar o peixe. Além disto,
você ainda deve usar o Elastofix,
uma espécie de linha elástica,
para amarrar a isca no anzol.
* Antes de ir pescar, coloque as iscas em um isopor numa vasilha plástica com gelo e evite a exposição delas ao sol. Os camarões não suportam o degelo e apodrecem fora da temperatura adequada.Por isso, só retire do gelo, a quantidade que vai usar e aos poucos

* Para conservar os corruptos, e deixá-los com a parte vermelha bem durinha e gelatinosa, escorra a água de todos, forre várias folhas de jornal, espalhe uma camada de sal grosso e coloque vários corruptos em fileiras. Depois coloque outra camada de sal grosso e repita o mesmo até que a última camada seja de sal grosso. Depois é só embrulhar, e guardar no congelador. Usando esse método, os corruptos duram por muitos meses no congelador, e vão estar sempre prontos para o uso em suas pescarias .

Lulas



Encontrada praticamente em qualquer peixaria. Na praia, usa-se geralmente as lulas pequenas, cortadas em tiras ou pedaços. A maior vantagem é que dificilmente se solta do anzol.
- Dica: A lula pode ser congelada em pequenos pacotes, dentro de saquinhos plásticos.
Muito usadas na Plataforma de Pesca Cidreira,mas pouco faladas são as Lulas como iscas.Você pode comprá-las nos bares de cima e de baixo do nosso píer.Ali o pessoal vai lhe ensinar como usá-las. As Lulas são alternativas para os Camarões ,Minhocas,Sardinhas etc.. A sua vantagem é que são muito mais difíceis de escaparem dos anzóis.Há casos de que com uma iscada só se fazer vários lançamentos após despescar vários peixes.Elas podem ser utilizadas para pesca de Papas e Bites,Pampos e Bagres.Também você terá bons resultados com Corvinas,Garoupas ,Pescadas e Enchovas.Por serem iscas duras ,é muito importante a substituição constante dos anzóis ,que a cada iscada ficam rombudos e perdem o fio.



Corruptos



Isca nobre para qualquer pescaria.



Esse crustáceo é considerado a melhor isca para a pesca de praia. Pode ser encontrado em praias rasas de areias duras e escuras do litoral brasileiro.
- Captura: Feita durante a maré baixa (ente -0,2m e 0,1m) com auxílio de uma bomba de sucção confeccionada em PVC. Ele se aloja nos pequenos orifícios que ficam soltando água na areia. O pescador deve ficar atento à tábua das marés.
- Dicas: Os corruptos são iscados preferencialmente vivos, inteiros ou em forma de “bolsinha”. Para sua conservação, são colocados dentro de uma garrafa plástica com um pouco de sal grosso, completada com a própria água do mar e, em seguida, congelada.

Veja mais


Mariscos com casca

Isca boa para Corvinas,Borriquetes e Miraguaias
Camarões

10 Janeiro de 2020 O camarão é queridinho dos pescadores ganha o primeiro lugar. Ele é uma das melhores iscas para peixes de água salgada. O camarão pode ser utilizado basicamente de duas maneiras: vivo ou morto.

Das iscas naturais é a mais popular, obtendo sucesso na captura de quase todos os peixes. A eficácia dos resultados depende muito da qualidade do camarão, que deve ser preferencialmente fresco e sem conservantes químicos (como o metabissulfito de sódio). Usa-se também o camarão desidratado em sal iscado em pedaços, na maioria das vezes sem casca. Os mais usados são ferrinho, sete barbas e branco. No período de defeso (ver quadro) encontramos o camarão cinza.- Dica: Para a conservação dos camarões, cortamos suas cabeças com o auxílio de uma tesoura, lavando-os em seguida com água do mar e colocando-os em recipientes como pequenas embalagens plásticas, saquinhos ou potes de margarina. Assim, estão prontos para ir para o congelador.
*Corte as cabeças dos camarões, antes de levar ao congelador. Assim, você vai manter o cheiro e a qualidade deles. evitando que fiquem escuros e menos atrativos para os peixes. Os peixes são atraídos pelo cheiro e não pela visão como muitos pensam.
9 de janeiro 2020- o camarão morto exige uma atenção especial. Para pescarias no mar, por exemplo, você precisará arrancar a cabeça dos camarões e manter a casca. Dessa forma, você dificulta a desestruturação da isca. Lembre-se de congelá-los e ir descongelando à medida que se fizer necessário.



Minhocas da Praia





Outra boa isca na beira de praia, temos bons resultados com Papas , cocorocas, bagres e principalmente pampos, embora não seja encontrada em todas as praias.
- Captura: Nas praias com areias mais escuras, a minhoca é atraída com restos de peixe colocados na entrada de sua toca, na forma de pequenos furos na areia. Quando aparece para pegar a “isca”, deve ser puxada com as mãos para fora, com cuidado, para não romper seu corpo. Em praias de areias mais claras e fofas, costuma-se usar a enxadinha para chegar até ela.
- Dica: As minhocas são conservadas com fubá e embaladas em saquinhos plásticos, bandejas de isopor ou jornais. Então, podem ser congeladas. 

Muito embora não seja unanimidade entre os pescadores, a minhoca
de praia pode ser muito eficiente como isca, principalmente para
peixes de água salgada, uma vez que causa reação semelhante à do
camarão e da sardinha.
Esta isca, porém, requer um cuidado maior: como são muito frágeis,
se desfazendo com facilidade, o ideal é acrescentar um pouco de fubá
às minhocas no momento de utilizá-las, conferindo mais consistência.


Sardinha

É a mesma que encontramos nas peixarias para nosso consumo. As espécies diferem de acordo com a região.
Dica: Pode ser iscada em pedaços ou em filés. Para conservá-las, enrolamos em jornal e levamos ao congelador.

    Tatuíra







É aquele pequeno crustáceo que pode ser observado correndo e se enterrando na parte rasa de algumas praias.
- Captura: Feita quando as ondas quebram e começam a recuar. Deve-se cavar com força e agilidade para encontrá-lo, com as mãos ou com uma peneira.
- Dica: Para iscá-los, tira-se a casca, entra com o anzol na parte da cauda(parte mais fina) e sai na cabeça, deixando as patas viradas para fora e com o auxílio do eslastricot finalizamos a amarração. E pode ser iscado com casca por inteiro da mesma forma.
Muitos pescadores preferem usá-las com casca.
Também conhecidos como tatuí, são aqueles crustáceos que habitam a beiradas praias e se afundam na areia quando as ondas batem. São utilizados principalmente na pesca de pampos.Uma das opções para pescar com tatuíra é utilizá-la viva, atraindo os peixes por meio do seu movimento. Nesse caso, passe o anzol pela carapaça até que fique à mostra, para que o peixe seja bem fisgado.Para iscá-la morta, retire a casca de sua parte externa e reforce a fixação com elastricot. As tatuíras ficarão mais moles e devem soltar suas entranhas e ovas, tornando-se tentadoras para os bocudos.




Para iscá-la eu retiro com cuidado a casca das costas e
corto a sua cavadeira. Então, transpasso o anzol e amarro
com fio elástico, sem apertar muito, deixando a ponta
do anzol exposta. Neste caso eu não cravo o anzol,
pois ela é muito mole, apenas encosto o anzol
e faço a amarração.



29 1 2020

Iscas artificiais

Na pesca no pier, as iscas artificiais funcionam muito bem, mas, a diversidade de iscas naturais, pode fazer render muito mais. Pequenos peixes, como sardinha, além de crustáceos, pequenas lulas, conchas, minhocas de praia ou pequenos camarões, podem ajudar o pescador a fisgar peixes bem maiores e mais espertos que raramente cedem a iscas artificiais na pesca a beira mar.




Sarnambi

no Sul conhecida como Maçambique




Esta é mais uma grande opção de isca, encontrada facilmente ao caminhar na praia está normalmente onde tem tatuíras. Da mesma forma que as anteriores, ela é eficiente e versátil. Normalmente é encontrada no mesmo tipo de praia que a tatuíra, praias de tombo e areia grossa.


É um molusco que vive dentro de conchas bivalves. Ele pode ser utilizado sem a concha ou com ela quebrada. Ela tem a aparência de um pequeno marisco,porém com as cascas rajadas e mais duras.


É um pouco difícil de abrir e separar da casca.Mas serve de um bom substituto do Marisco
Maçambiques descascados prontos para Iscar

São excelentes iscas para a captura de diversas espécies. Com ele é possível pescar pampos, roncadores, pescadas, papa terras.corvinas etc.
Quando a utilizo, costumo colocar umas três de cada vez no anzol. Também é muito eficiente para diversas espécies que costumam ficar mais próximas a linha d’água.
Via de regra, o grande segredo para aumentar a eficiência das iscas é a forma de iscar. Por isso, procure sempre deixar a ponta do anzol exposta, e a utilização do fio elástico, que minimiza o problema de queda durante os arremessos.
Em conclusão, além de fazerem parte do cardápio de várias espécies de peixes, os sarnambis ou maçambiques são incrivelmente resistentes e de fácil captura pelo pescador, razão pela qual vale a pena você pegar e usar alguns na sua próxima pescaria.
Mais dicas em borapescar.com

Comentários

Postagens mais visitadas