Dicas sobre Valos no mar na Plataforma de Cidreira


A Pesca na Plataforma de Cidreira



Para Iniciantes
Primeiro Valo










A Pesca na Plataforma de Cidreira

A pesca é uma das atividades mais antigas que o homem desenvolveu para obter
alimentos.Ainda hoje,tanto industrialmente ou artesanalmente,a pesca é uma das
principais atividades econômicas do mundo.A Pesca industrial tem por objetivo a obtenção de uma grande captura.É feita através de grandes navios e requer uma infraestrutura portuária adequada para o desembarque e distribuição dos peixes.Já a pesca artesanal utiliza técnicas tradicionais,sem desenvolvimento tecnológico.Normalmente para consumo próprio,embora uma pequena parte da pesca pode ser usada para a comercialização.




Existe também a pesca Amadora A pesca amadora esportiva leva muitos pescadores mundo afora..E a pesca amadora de lazer que é praticada na Plataforma de Pesca de Cidreira,que movimenta o turismo alavanca a economia de Cidreira e atrai muita gente a morar na Cidade .




Pescar é Pesquisar



A palavra Pesquisa tem muito a ver com Pesca . O pescador é um eterno pesquisador,sempre procurando um melhor lugar na Plataforma para jogar os seus anzóis.Quando foi iniciada a Plataforma de Cidreira foi sugerido que se vendesse lugares numerados ,fixos e exclusivos para a pescaria. Imagine a frustração que teriam os pescadores,hoje, lançando nem sempre onde estão os peixes.





Como achar o melhor lugar para lançar



Quando eu pescava na beira da Praia nunca me entrava na cabeça localizar os Valos.Depois quando na Plataforma deu para entender melhor.Pois é mais fácil de ver quando as ondas ,ao chegar no início do valo, “tombam” formando um rio e no fim “transbordam” formando uma espuma.



Ao longo da Plataforma existem dois valos principais.Suas localizações são da praia para o mar alto .Nunca no mesmo lugar,ora mais para cima ora mais para baixo.O primeiro valo fica nas imediações da Ilha do Amor e o primeiro Lava-peixes.O segundo valo começa dos Banheiros e o Bar de cima, em sentido a praia.


Escolhendo o valo para pescar,você deve pesquisar se vai lançar para o Norte ou para o Sul.Se o vento está de Nordeste deve lançar contra, ou seja para o Norte. Se o vento está de Sul deve lançar Norte-sul..Com outros ventos ou sem vento voce, deve observar a correnteza e lançar contra a corrente.




Há também a escolha da melhor margem do valo. Na parte mais próxima da praia tem a espuma que é propicia ,por exemplo,para a pesca dos Papas.Na margem mais longe da praia fica o Tombo também chamada de Rebentação.Entre os peixes que podem ser pescados ali estão os Bagres,claro,quando estiverem encostando. 




CANAIS PARA PESCA

A identificação dos canais por onde passam os peixes
é necessária e muito simples.
Uma simples visualização do movimento da ondas,
vendo onde ela perde a espuma (antes de quebrar)
identifica a localização dos canais.
Nestes pontos, já identificados, é que a isca deve ser jogada


Ermud Tramf


21 02 2020


Pergunte aos moradores onde estão os leitos de algas - ou onde existem recifes ao longo do píer( Ilha do Amor) - onde você pode instalar perto. Informações como essa podem ser inestimáveis.
Alguns pescadores do pier se posicionam onde geralmente se formam barreiras e valas. Isso pode ser encontrado localizando onde as ondas quebram. Os peixes seguem essas margens procurando comida desalojada quebrando as ondas, proporcionando um bom lugar para deixar sua linha.
"Eu gosto de ir aonde as ondas quebram, lá você pega o peixe maior", disse o pescador de San Diego, Ricardo.
Chave: pergunte aos locais onde os bancos de areia e os valos estão localizados para encontrar a melhor localização para definir sua linha.

Comentários

Postagens mais visitadas