Inciando a pesca de Papa Terras -1978

Minha primeira experiência de pesca no mar,em Cidreira, nos anos 78 ,portanto a muito tempo,com caniço ,foi a pesca de Papa Terras.
Comecei comprando um caniço de fibra.Lembro-me bem era cor de laranja .Gostava muito dele e o mantive por muito tempo. Eram muito populares os caniços de taquara,muto flexíveis ,leves e fortes .


Adquiri um pequeno molinete de fabricação nacional ,não tinha rolamentos e era de pouca duração. Não me arrisquei de usar uma carretilha, temia produzir Flashes ,pois não tinha ainda habilidade para seu uso.

Flash ou Cabeleira

As linhas na época eram de 0,40 para cima.Sendo normal usar 0,60 .até 0.70.
Chumbos pirâmide de 0,75 para cima.
Nos rabichos usava a mesma linha ,com dois anzóis 12 ou 14 ,

os que tinham no mercado. em pernadas de uns 40 cm amarrados literalmente direto na linha ,com a chumbada presa no fim
da linha .Não haviam rabichos para a venda. Eu tinha que confeccionar.
A isca era o marisco,aliás a única isca que eu conhecia.Era abundante em toda a praia de Cidreira .Era só cavar e iscar.As sobras
levava para casa e fazia com arroz.Meu filho então criança gostava de sacar os mariscos ,descascá-los ,limpá-los e lavar com

agua do mar dali mesmo e saboreá-los.
Pescava sempre com um grupo de veranistas e moradores.Que como mais experientes ,me ensinavam os truques de pesca
.Sem estes companheiros ,jamais aprenderia a tirar um papa terra sequer.
A pesca era abundante .Sempre se garantia o almoço e a janta.


Por Ermud Tramf


Comentários

Postagens mais visitadas